Coloração Pessoal – Descubra as Cores que mais valorizam você!

O que é?

A Análise de Coloração Pessoal ou Análise Cromática é uma etapa da Consultoria de Estilo e Imagem que avalia o grupo de cores que mais se harmonizam com suas características pessoais. Você já teve uma peça de roupa que gostou tanto e voltou para comprar o mesmo modelo em outra cor? E ao comprar a outra cor não conseguiu usar do mesmo jeito que usava a primeira peça? E já tentou comprar uma peça que fica linda na sua amiga, mas não em você? É porque cada pessoa é única. Tem seu estilo próprio e uma coloração pessoal.

Denominamos Coloração Pessoal o conjunto de suas características naturais e contrastes de cor dos seus olhos, pele, pêlos e cabelos.

Vamos entender como tudo começou?

Suzanne Caygill foi uma das primeiras mestras em consultoria de Imagem e Análise de Coloração Pessoal. Desde a década de 40 iniciou um estudo profundo sobre as cores de pele, relacionando com as estações do ano, intitulando método sazonal. Ela já enxergava a relação forte entre a cor, o estilo e a personalidade de uma pessoa. Nos anos 80 lançou o livro sobre o assunto, o “Color: The Essence of You”.

Ainda nessa década, foram lançados o “Color me a Season”, de Bernnice Kentner e, Carole Jackson lançou o mais famoso, “Color me Beautiful”, introduzindo o método sazonal expandido.

Entendendo o Processo

Através da análise das características das cores, temperatura (quentes e frias), profundidade (claras e escuras) e intensidade (suaves e intensas) é que se baseia esse estudo.

Características essas que são analisadas também na pele. Dependendo da coloração pessoal, existe um conjunto de cores com características e dimensões que realçam e combinam com nossas características naturais. Podemos praticamente usar todas as cores, desde que sua intensidade, profundidade e temperatura se harmonize ao nosso tipo de pele, cor e olhos.

A análise é muito criteriosa e depende de uma profissional especializada que irá avaliar o contraste e características de sua pele natural, ou seja, nada de usar maquiagem no dia da avaliação, ok? Com a ajuda da luz natural ou de um espelho especializado iremos diagnosticar se sua pele é quente, fria ou neutra e com materiais específicos entender as outras características até chegar a sua classificação. Trabalho com o Método Sazonal Expandido, ou seja, a sua pele poderá se enquadrar em uma das 12 classificações possíveis.

Existem alguns sites e aplicativos que dizem fazer a análise do tom e do subtom da pele online, mas sinceramente, testei e não deu certo comigo. Por que será? rs

A escolha correta das cores traz muitos efeitos positivos no visual: suaviza a textura da pele, minimiza imperfeições, olheiras e marcas de expressão, transmite um aspecto de pele saudável, descansada e jovial. Quando você não tem essa segurança na escolha pode acabar caindo nos efeitos negativos: evidenciando manchas e sinais de expressão, mostrando imperfeições e denunciando os sinais de cansaço. Sabe aquele dia em que as pessoas notam o seu cansaço ou acham que você está doente? Isso acontece pelo reflexo das cores que não se harmonizam com sua pele.

Descubra a sua

As 12 Classificações

A relação aqui será com tudo que emoldura seu rosto, o que está próximo a ele. Então, o resultado servirá para lhe orientar  desde a vestimenta (blusas, casacos, macacões, vestidos), cores de cabelo (será que você combina com o cabelo platinado? Existem diversos tons de loiros!), quanto maquiagem (tons de base, sombras, blush e batons) e acessórios (prateados, dourados ou metais mais escuros). O uso desses nas cores da sua cartela trazem à tona tudo o que você tem de melhor. O que irá ganhar com isso é maior segurança na produção e uma aparência de pele mais saudável e jovial. Afinal o que nós buscamos é valorizar o que há de bom, não é? E se você gosta muito de alguma peça de uma cor que não lhe favorece? Existem alguns truques que usamos. Conte com a gente para lhe ajudar com isso também.

 

O estudo não tem o intuito de limitar o uso das cores. Pelo contrário, desperta o seu olhar para cores que ainda não tenha tido a oportunidade de perceber como lhe valorizam.
As cartelas tem quase todas as cores, mas com maior precisão dos tons que mais lhe favorecerão. O azul, por exemplo, tem 111 tons conhecidos. Como saber qual irá lhe favorecer mais? A Análise Cromática permite uma percepção mais apurada.

Minha paleta é essa. Quer descobrir a sua?

Quer saber quais cores valorizam mais você? Dá uma olhada na aba de serviços e entre em contato.

Um comentário sobre “Coloração Pessoal – Descubra as Cores que mais valorizam você!

Os comentários estão fechados.