” Com que roupa eu vou?” – Foi convidado para uma cerimônia de casamento durante o dia e não sabe o que vestir?

Recebeu um convite para um casamento diurno e as dúvidas surgiram? Esse post é para você. E normalmente as informações ficam soltas, só de roupas para mulheres ou apenas de maquiagem. Aqui tratarei da produção por completo para mulheres e homens para poder arrasar na festa seja ela pé na areia, no gramado ou mais arrumada.

Existe coisa melhor do que comemorar ao lado de amigos e familiares? E melhor ainda se você estiver arrumado à altura para poder aproveitar e arrasar nas fotos que servirão para eternizar esse momento tão único.

Cerimônias diurnas pedem traje com leveza e conforto. Mas isso não pode ser confundido com total despojamento. Nas próximas linhas poderá entender melhor.

 

Convidados – Mulheres

COR

A principal sugestão é trocar o bom e velho preto por cores mais claras ou até vibrantes. Durante o dia temos a presença do sol e os tecidos muito escuros podem esquentar demais. Para uma cerimônia de casamento sugerimos evitar o branco e off white pois esses devem ser exclusivos para a noiva. A não ser que a noiva informe que escolheu outra cor. Verifique se a noiva deu a informação da cor dos vestidos das madrinhas, para também evitar. As estampas são sim boas opções, invista nas de cores mais claras. Uma outra observação, e não menos importante, é evitar a combinação de estampa e malha, por transmitir excesso de informalidade.

Comprimento

Os comprimentos médios são confortáveis e elegantes na medida. Caso opte por um longo, priorize os estampados.

Fluidez e movimento

Vestidos mais fluidos combinam muito bem com cerimônias diurnas. No entanto, se o tecido for leve em excesso você pode ser surpreendida pelo vento. Se o vestido não for longo, opte por um material não tão fino. Tecidos em cambraia, linho, laise, gabardine são também indicados por serem encorpados e leves. Os tecidos naturais são mais frescos e leves.

 

Além do vestido

Macacão (longo ou em comprimento médio) é uma boa opção para um casamento diurno. Mas as versões lisas e claras são mais adequadas. Uma saia mais arrumada com uma blusa também pode ser levada em consideração.

Sapatos

Os saltos finos não serão bem-vindos aqui para caminhar ou dançar se a cerimônia for na areia ou gramado.  O ideal é optar por um sapato que dê mais firmeza ao caminhar. Hoje em dia existem muitas opções arrumadas de saltos grossos para ficar elegante e confortável ao mesmo tempo. Os mais recomendados são saltos não tão altos e grossos, anabelas e flatforms e rasteiras mais arrumadas presas ao pé.

Detalhes

Que tal trocar o excesso de brilhos da noite por acessórios de cor ou bordados localizados? Acessórios de cor podem levantar a produção. Pode optar por um calçado, clutch ou brinco de cor. Durante o dia os acessórios em materiais naturais, como a palha e as pedras naturais, compõem muito bem também. As sandálias, clutches e acessórios com detalhes em palha estão muito em alta. Se a roupa for lisa, um acessório de cor ou textura fará mais diferença do que os metálicos lisos. Se a estampa já tiver muita informação, para equilibrar, opte por uma cor que já exista na estampa ou pelos metálicos.

Cabelos e maquiagem

Os cabelos não precisam estar excessivamente arrumados ou estruturados, os com ar de mais “bagunçadinhos”, irão combinar bem. Lembrem-se que a cerimônia de dia pede leveza. E isso serve também para a produção. Cabelos semi-presos, tranças embutidas ou soltas são ótimas pedidas. O cabelo totalmente solto pode se desarrumar com o vento. Cabelos com efeito messy hair (ondas mais despojadas, como se estivesse saindo da praia) são despretensiosos e geralmente seguram mais. Existem finalizadores que dão esse efeito.

A maquiagem iluminada e em tons leves, como os lilás, rosados, dourados mais opacos. Lápis de cor ou marrons podem substituir o delineado preto. E na boca pode caprichar na cor, desde que não tenha ousado muito na sombra. Sugiro que se lembre dos fixadores para o cabelo e maquiagem pois o vento e a umidade tendem a ser um problema quando se trata de manter a produção.

Esses foram os meus looks nos casamentos que fui no ano passado. Os dois foram beira mar. Nas primeiras fotos, optei por uma estampa floral, bolsa de palha em formato rígido, acessórios em pedras naturais de cor e sandália de salto bloco rosê. Já tinha tudo isso no armário. Foi apenas uma questão de saber compor. Nas outras fotos, encomendei um vestido sob medida que pudesse usar depois em outras ocasiões (com a Casbran), usei sandália de palha e clutch de cor laranja fazendo uma combinação complementar com o vestido verde azulado.

 

Convidados – Homens

Cor

Aposte em cores mais claras. Calças em tons de bege, cinza claro, ocre, azul ou vinho são ótimas opções. Dar preferência às camisas mais claras. Caso opte por terno, escolha em tons claros. É válido optar por calça e blazer de cores diferentes.

Tecidos leves

Calças e camisas de linho são as mais recomendadas por serem leves, frescas e arrumadas no ponto certo. Normalmente quando a cerimônia cabe bermuda, a noiva passa essa instrução.

Calçados

Os mocassins são muito recomendados. Cores como marrom e azul combinam com eventos diurnos. A depender do formato da cerimônia, as sandálias de couro também podem entrar (principalmente se a cerimônia for pé na areia).

Ao ar livre ou durante o dia não é sinônimo de despojado

Não é porque a cerimônia é durante o dia ou em um local mais rústico que ela deve ser considerada informal. Tecidos como malha, jeans, camisetas e bermudas são peças informais em excesso! Que tal optar por itens descontraídos e leves sem se sentir deslocado durante a cerimônia?

 

Agora é se produzir e aproveitar a festa!

O que achou? Sentiu falta de alguma informação?